A iniciativa da Suzano, com realização da Atina Educação, leva para as salas de aula a história, geografia, além dos aspectos socioambientais, culturais e econômicos da cidade baiana
Destino turístico da região Sul da Bahia, que atrai visitantes de estados vizinhos durante as altas temporadas, Mucuri é conhecida pelas praias tranquilas e as falésias coloridas da Costa Dourada. Mas a cidade, localizada no extremo Sul do Estado, também é rica em cultura, em biodiversidade, na culinária e nas tradições do seu povo. Apresentar Mucuri dessa forma aos estudantes é o objetivo da Entre árvores e rios, uma iniciativa da Suzano, com realização da Atina Educação e apoio da Prefeitura de Mucuri.
A iniciativa é um passeio pelos marcos históricos e pela geografia da cidade, que tem uma relação direta com o Rio Mucuri. Os estudantes poderão ver nos livros aquilo que vivenciam no dia a dia e aprender, a partir de exemplos próximos da sua realidade, sobre diversas áreas do conhecimento.
Entre árvores e rios chega às salas de aula na versão física por meio de um livro de apoio didático, e online, com uma plataforma criada especialmente para a iniciativa. No site, além dos conteúdos para aprender, destinados aos estudantes, há uma seção com materiais pensados para os professores. São oferecidas atividades pedagógicas e sequências didáticas gratuitas, para auxiliar o planejamento de aulas sobre as mais diversas temáticas. Os materiais são contextualizados, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seguem a Metodologia Atina, que valoriza a participação dos alunos na construção do conhecimento.
“Entre árvores e rios é, antes de tudo, uma iniciativa sobre pertencimento. Nos livros didáticos, os estudantes aprendem sobre história, geografia e matemática, por exemplo, com referências muitas vezes distantes da realidade. Agora os alunos vão poder aprender a partir da história da própria cidade, ver fotos e mapas de locais que fazem parte do seu cotidiano. Isso faz parte de uma nova forma de ver o aprendizado, contextualizando realidades e tornando o aluno agente do conhecimento”, defende Vinicius Saraceni, CEO da Atina Educação.